Jaipur, a Índia dos marajás ainda vive!

A cidade de Jaipur é a capital do Rajastão. É um dos mais diversificados estados da Índia, e ficou conhecida principalmente pela opulência da sua realeza: os Marajás. Não é difícil apaixonarmo-nos pela cidade. Tudo é uma festividade de cores e de intensidades. O bazar percorre as ruas e as ruelas e parece não ter fim. De entre os vários pontos de interesse, o Forte e Palácio de Amber ficou marcado na memória, por três principais motivos. O primeiro é, desde logo, o acesso ao forte que é feito de elefante. Apesar de ser uma experiência única, que gostamos imenso, e de os elefantes apenas transportarem as pessoas no primeiro período da manhã, por causa do calor, algumas denúncias têm apontado formas de exploração e mau trato do elefantes.

IMG_6512

2016-09-24 11.59.36

O segundo é a imponência da fortaleza, cujas muralhas serpenteiam as montanhas. É impossível ignorar a sua grandiosidade e a forma como os seus tons terra e amarelados desenham a paisagem. A fortaleza fica a 11 km de Jaipur e foi erguida em 1592 por Raja Man Singh I.

IMG_6505IMG_6503IMG_6501

O terceiro motivo é todo o complexo de palácios, salas, portas e portões, pátios, jardins e templos erguidos. O palácio é dividido em quatro secções, cada uma com a sua porta de entrada e pátio. As que me marcaram mais foi, no segundo pátio, a sala de Audiência Pública, construída com mais de duas dezenas de colunas em estilo mongol, e o Portão do Ganesha, um deus hindu que remove todos os obstáculos na vida. Este portão dá acesso ao terceiro pátio onde estão os palácios privados dos marajás. Aqui é impossível ficar indiferente às janelas rendilhadas e à sala dos espelhos, que mais parece uma caixa de jóias. Era aqui que o Raja (Rei) recebia convidados especiais.

IMG_6489

IMG_6498

Tudo transpira a grandiosidade de tempos idos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s