Varanasi, a cidade sagrada.

IMG_6110

Foi a cidade que mais nos marcou, e não é difícil perceber porquê! O seu nome significa “Porta do Céu”. É um destino sagrado por ser o local que dá acesso à vida eterna. Ao ser escolhida por Shiva, deus da destruição, que ali viveu com a sua mulher Parvati e seus dois filhos Ganesha e Kartikeya, Varanasi tornou-se a cidade do recomeço e do renascimento (os hindus acreditam na reencarnação e crêem que o seu comportamento nesta vida determinará a sua próxima vida). Ser cremado em Varanasi e ver as suas cinzas atirada ao Ganges é o desejo de muitos indianos. Mas também não é para todos. Até na morte se evidenciam as fraturantes desigualdades sociais que marcam a Índia. O preço da cremação varia de acordo com a nobreza da madeira, e mesmo ser cremado em madeira não é para todos/as.

IMG_6153

Respira-se religiosidade e misticismo em todos os cantos. Milhares de pessoas juntam-se nas ghats (que representam a ligação entre o terrestre e o divino), nas margens do rio Ganges, onde se banham, lavam as suas roupa, e bebem da sua água (imprópria para consumo) enquanto rezam e agradecem. Outros meditam. Nas ruelas transitam peregrinos, sadhus (homens santos) e sacerdotes hindus (brâmanes), que deixam as suas oferendas em pequenos altares. Tudo num cenário de muita cor, cânticos e cheiros intensos… que vão desde o cheiro a incenso aos cheiros dos esgotos que correm a céu aberto e dos animais, principalmente as vacas, que circulam livremente por todos os lugares. Uma Índia em estado bruto onde tudo é possível.

Todos os dias, depois do pôr-do-sol, há uma cerimónia em homenagem ao rio Ganges, conhecida como ganga aarti (Ver o post Ganga Aarti). Uma cerimónia emotiva e impactante, pelo seu significado, mas admito que não tanto quanto assistir ao nascer do sol, num qualquer barco a remos que vagarosamente e em silêncio percorre o Ganges e nos permite uma experiência única na vida. Varanasi ficará para sempre bem pertinho do coração.

IMG_6125

IMG_6111

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s