Ilha Terceira: que chove, chove… mas ninguém lhe fica indiferente

♣ by Vera Duarte

“A minha vida não tem idade: tem tempo. E só por isso ainda é pequenina”.  Vitorino Nemésio

O dia acordou chuvoso, mas não há lugar para preguiça. Mapa da ilha na mão e vontade no coração, segui viagem. Não há nada como falar com as pessoas locais e, enquanto tomas o pequeno almoço, escutas sobre as belezas da terra, os locais de visita obrigatória, os restaurantes que servem as melhoras lapas e cracas, que cozinham o melhor peixe local – o boca negra -, ou a alcatra regional. Achei melhor não partilhar que não como carne vermelha 🙂 E a passagem obrigatória pela Fábrica Queijo Vaquinha, em Cinco Ribeiras

Dei a volta à ilha, visitei os principais pontos turísticos (aqueles que a chuva me permitiu), comi e bebi (d)o melhor, mas foram os recortes, as cores, as influências, confluências e minudências da ilha que me deslumbraram… daquele deslumbramento que faz os olhos crescerem. As rotas onde a relva beija a estrada e o bosque constrói muros verdes que serpenteiam os caminhos. Os lugares que deviam começar por “era uma vez” de tão mágicos que são, como a mata da serreta ou a lagoa das patas, de cenários idílicos, com os seus bancos a convidar ao repouso e à contemplação. Como não se render a uma área natural protegida que se chama Mistérios Negros!

O mar azul turquesa das piscinas naturais em Biscoitos, que dança por entre a composição rochosa e escura de magma, que compõe o cenário balnear.

IMG_20170115_132613534
Biscoitos: freguesia no nordeste da ilha. Tem as Piscinas Naturais e uma rica herança vinícola

IMG_20170115_132313061

A planície verde, de um verde pintado à mão, recortada de muros escuros e portões coloridos, que fazem da paisagem uma manta de retalhos. Em cada recorte, vacas confortavelmente acomodadas. Aqui, quem não caça com cão, caça com vaca 🙂

serra_cume

A religiosidade do seu povo expressa nos “Impérios do Espírito Santo” que estão em qualquer rua ou cruzamento. A ilha conta com 71 Impérios identificados. Estruturas pequenas, com uma fachada de diferentes tipo (molduras, janelas, colunas e frisos), normalmente de cores vivas, e profusamente decorado, com símbolos do Espírito Santo.

IMG_20170116_154339745
Império do Espírito Santo, na Praia da Vitória. A Praia da Vitória (situada na costa este da Ilha, perto do aeroporto das Lages) é rica em história e tradições. É interessante passear pelo Centro Histórico e subir ao Miradouro do Facho, de onde se avista toda a cidade.

A ilha Terceira é uma criação da natureza, até nas suas entranhas. De estrutura geológica única, brinda-nos com o leito dos vulcões e com as brincadeiras da lava. No Algar do Carvão esconde-se um cone vulcânico perfeito. Continua a chover. Pingas grossas que caem do teto e que nos fazem olhar para cima, onde vemos o grande círculo aberto ao céu, cheio de vegetação, num cenário de arrepiar.  Na Gruta de Natal caminha-se num túnel lávico com 700 metros de comprimento. Irregular, imperfeito, (com)passado, como se quer a vida. É frio no interior da terra, mas é lá que sentes o seu coração a bater… e tudo faz sentido.

16145024_1689777317702932_669176097_o
Algar do Carvão  e Gruta de Natal

Muito perto do Algar do Carvão e da Gruta do Natal podemos encontrar as Furnas do Enxofre. O percurso foi construído para se poder circular lá, onde o chão respira (saídas de gases vulcânicos). Nesse dia chovia muito e o tempo muito encoberto. O percurso fez-se em passo de corrida.

O dia acordou chuvoso, mas terminou maravilhoso. A chuva fez-me andar devagar e o nevoeiro a trautear o caminho. Nestes momentos, a imaginação ganha largueza. Sou de viajar à la flâneur, gosto de andar sem rumo, “pelo meio”, conhecendo por dentro aquilo que o local tem para me oferecer, que é sempre único. Nem sempre dá, mas o espírito está lá. Foi assim que explorei a ilha, foi assim que conheci Angra do Heroísmo, mas isso ficará para um próximo post.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s