Três em linha, que alinham a frente ribeirinha de Belém, Lisboa

A zona ocidental da frente ribeirinha de Lisboa, também conhecida como frente ribeirinha de Belém, é considerada uma jóia nacional pela sua riqueza patrimonial. Encontramos aqui os principais monumentos que nos contam a história do país. Beirando o rio Tejo, contemplando o mar e abraçando Lisboa, o Padrão dos Descobrimentos e a Torre de Belém não nos deixam esquecer o passado glorioso de Portugal. Por isso, para quem visita Lisboa esta é uma paragem obrigatória. Daquelas que não se visita apenas uma vez. Hoje, não apenas pelo peso da história, mas pela beleza de um espaço que ganhou vida, a partir dos anos 90 do século XX, com a requalificação urbanística que procurou e procura “devolver o rio à cidade”.
Neste intento, estes monumentos de relevância histórica deixaram de acordar sozinhos pela manhã, e todos os dias precisaram de aprender novas línguas. Têm como vizinhos novos espaços verdes, onde as crianças correm e os turistas se passeiam, a pé, de bicicleta ou de segway. Renovados locais de diversão e lazer. Edifícios de arquitetura moderna que guardam relíquias do passado. Que bonita é esta frente ribeirinha apaixonada pelo rio e pela luz.




O cupido fez das suas. Eram dois, agora são três. Três em linha e que alinham a frente ribeirinha de Belém. MAAT – Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia é o seu nome. Inaugurada recentemente (2016), esta obra de arquitetura, que alguns chamam de escultura, faz parte do roteiro cultural da cidade.
A sintonia das suas linhas na paisagem ribeirinha faz música. A cerâmica branca das suas paredes, a imitar escamas, faz a luz refletir… ainda mais. Tudo parece ter sido pensado ao pormenor. Dizem que sim. Amanda Levete, a arquiteta, “olhou para o rio durante o desenho do museu” e inspirou-se na “luz, na incrível luz mediterrânica”. Soa perfeito. Uma espécie de Ma’at, deusa da justiça e da ordem na religião egípcia, que veio “reavivar e moldar a margem do Tejo e religá-la com a cidade”. Uma obra do seu tempo, leve, minimalista, sustentável, high-tech, que fala a linguagem da ‘pos-modernidade’, uma linguagem de futuro que um dia será passado, como o são a Torre de Belém e o Padrão dos Descobrimentos, que também já foram obras do seu tempo.




Detalhes
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados