Chegamos à Cidade das Artes e das Ciências e não podemos esconder o fascínio que sentimos quando entramos no seu complexo arquitetónico, feito de construções peculiares de desenho singular, pensadas ao pormenor por Santiago Calatrava e Félix Candela. O complexo começou a ser construído em 1991 e tinha como grande objetivo promover o conhecimento das ciências, da natureza e das artes. Está instalado na antiga foz do rio Túria, entre o centro da cidade e o porto. É memorável. Vidro, aço, cerâmica branca e azul, enormes espelhos de água, recriam uma cidade do futuro.
A cidade das Artes e das Ciências é uma visita obrigatória. Reserve um dia inteiro. Pode parecer muito tempo, mas não é. O seu complexo compreende o Museo de las Ciencias, com três andares de um museu de ciência interativo. O Hemisfèric, um olho gigante, com uma grande sala de projeções num ecrã de 900 m2. Escolhemos uma das últimas sessões e fomos ver o filme America Wild: National Parks Adventure. Que experiência fantástica. Queria Santiago Calatrava que este espaço simbolizasse a observação do mundo. Conseguiu! O Umbracle que é um jardim de plantas aromáticas, com 17 500 m2, coberto por uma fabulosa arcada. O L’Àgora, uma enorme praça coberta destinada a eventos, que na altura da visita estava em obras. O Oceanogràfic que conta com 500 espécies marítimas divididas em ambientes distintos no planeta. E o Palau de les Arts que é destinado a congressos e a espetáculos como ópera e bailado.
Claro que tem sempre a opção de apenas passear pelos seus jardins, uma vez que a entrada nos espaço não fica barata, mas vale bem a pena a visita e o tempo despendido. Aproveitamos os jardins para almoçar e descansar. Era Outubro, mas o tempo estava quente, e o sol convidava a permanências na sombra.
Memorável e inesquecível, são as palavras que definem esta visita.
Estava quente. O dia pedia passeio à beira mar. Apanhamos o metro e rumamos até ao litoral, à tão falada praia de Malva-rosa. Uma praia com uma luz imensa, uma grande extensão de areal, servida de um complexo de bares e restaurantes que nos mostram que no verão a palavra de ordem é animação. Dali caminhamos pela Marina de Valência. Uma outra paisagem, mais moderna, onde a criatividade, a cultura e o empreendedorismo se expressam através da náutica e do desporto.
Valência será certamente para regressar. Afinal, nela, encontramos um pouco de tudo aquilo que gostamos numa cidade.
Veja também:
Visita realizada em outubro de 2017
Fotografia de Marcelo Andrade @iremviagem
Acompanhem-nos também nas Redes Socias Facebook | Instagram
Se usar este link para fazer o seu seguro de viagem IATI, usufrui de 5% de desconto
Adorei viajar por aí convosco. O tempo que permaneci em Valência não deu para ver quase nada.
CurtirCurtir
Que bom!!! Que continues a viajar connosco… prometemos uma viagem pela escrita e pela fotografia.
CurtirCurtir
Magnifique encore. Profitez bien, les photos sont ouf.
CurtirCurtir
Merci Vanessa…ça nous fait telement plaisir..il faut continuer a voyager avec nous…
CurtirCurtir