França – Rocamadour e Saint-Cirq-Lapopie
Numa das minhas viagens da Suiça para Portugal, decidi percorrer o Lot. Este departamento situa-se na parte Sul-oeste da França e deve o seu nome ao Rio. No caminho visitei Rocamadour e Saint-Cirq-Lapopie. Dois vilarejos, com menos de 2000 habitantes, que fizeram parte do concurso “Les plus beaux villages de France”. Saint-Cirq Lapopie saiu vencedora em 2012 e Rocamadour foi finalista em 2015.
Rocamadour
Rocamadour significa “amante das rochas” (roc amator). Este pequeno vilarejo situa-se a sudoeste dos Pirinéus franceses. De estilo medieval e esculpido num penhasco com cerca de 120 metros, Rocamadour é um lugar especial e diferente. Dizem que é uma das vilas mais bonitas do país, e um dos lugares mais visitados na França. Depois de lá ter passado, percebo o porquê!
Rocamadour é um lugar de fé e peregrinação. Todos os anos milhares de peregrinos rumam ao Santuário de Notre-Dame para deixar as suas preces à Virgem Negra. Dizem que tem força espiritual e que é milagreira, não fosse ela venerada há mais de mil anos. O Santuário inclui basílicas e igrejas, de construção monástica, que só se alcança subindo um escadório com 233 degraus. A sua importância na peregrinação rumo a Santiago de Compostela faz deste local um marco para o mundo.
Entrei na cidade pela Porta de Figuier, que nos conduz à única rua de Rocamadour – a Rua de Couronnerie – que deve ser palmilhada. Nela encontramos várias casas medievais, lojas de produtos tradicionais e artesanais, bares e restaurantes.
Saint-Cirq-Lapopie
“Eu parei de querer estar em outro lugar”, André Breton
Saint-Cirq-Lapopie situa-se numa falésia a 100 metros acima do rio Lot, para onde se debruça. O charme desta pequena vila pitoresca vem principalmente dos seus monumentos, que têm uma forte presença da Idade Média (séculos XIII e XIV). São 13 os principais monumentos históricos, mas destaco aqui a Igreja Saint-Cirque-Lapopie, de estilo gótico, que começou a ser construída em 1522, e que engloba uma antiga igreja paroquial romana e alguns vestígios de pinturas murais do séc. XIII.
Outra das marcas desta pequena e acolhedora vila são as casas antigas, marcadas pelas suas fachadas em pedra, com telhados castanhos (avermelhados) e inclinados. Deixei-me perder naquelas ruelas tão pitorescas, entrei nas pequenas lojas “escondidas” nas arcadas, e acabei sentado numa pequena esplanada a degustar uma boa Sidra. Antes de ir embora, rumei às ruínas do antigo forte, construído no séc XIII. Uma vista diferente sobre esta simpática vila, uma vista de paisagem.
Depois de visitar Rocamadour e Saint-Cirq-Lapopie na região do Lot , fiquei com a certeza que França é um País de encantos…
Detalhes
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados
Manuela Vann
De facto viajar não é só sair de um lugar para outro, não é passar e olhar mas, parar e ver, apreciar os pormenores e torná-los eternos através duma foto. Gostei!