O céu mora aqui: Igreja de Válega, Ovar

A Igreja Matriz de Válega ou Igreja de Nossa Senhora do Amparo fica na freguesia de Válega, a 6,5 km da cidade de Ovar, no distrito de Aveiro. Quem passa pela estrada nacional não se apercebe da beleza que se esconde nesta igreja, apesar de ela ser surpreendentemente grande para uma localidade tão pequena. A Igreja da Válega é, sem dúvida, uma das mais fascinantes de Portugal. Não porque seja património reconhecido pela sua arquitetura ou interesse público, mas pela sensação de deslumbre e encanto que nos provoca. Se o céu existe, ele mora ali, certamente!!

A Igreja da Válega começou a ser construída em 1746 e durou mais de um século a ser concluída. Foi sujeita a trabalhos de conservação entre 1923 e 1958, mas foi em 1975 que conheceu a atual fachada frontal, desenhada pelo arquiteto Januário Godinho. 

No exterior, o contraste. As laterais e a parte de trás apresentam um padrão simples em azul e branco, que contrasta com a fachada principal colorida e revestida de painéis de azulejo policromáticos (da Fábrica Aleluia, Aveiro), representando cenas religiosas. No topo externo da capela-mor, a figura da Senhora do Amparo que, virada para o cemitério, ilumina-o e reza pelas suas almas.

IMG_0975IMG_0999IMG_0963

O interior é igualmente fascinante. Reveste-se de faixas de mármore e painéis de azulejo pintado que rezam (a Avé Maria). É decorado por vitrais coloridos, e o teto é forrado em madeiras exóticas. A cruz que se pendura no altar não nos deixa indiferentes e a pia baptismal, feita em pedra da região de Ançã, recebe-nos logo à entrada. Não há como não permanecer.IMG_1008IMG_1089

IMG_1042

IMG_1068IMG_1074

A Igreja da Válega está orientada para oeste, por isso, se quiser visitá-la faça-o pela tardinha… pela hora em que o sol bate com mais intensidade nos azulejos e lhe dá uma cor ainda mais viva. Sente-se e fique!

 

 

2 comentários Adicione o seu

  1. Alan disse:

    Está aqui o real sentido de eu ter começado a seguir o blog: conteúdo maravilhoso!
    Sobre a igreja, amei esses simbolismos que ela traz na arquitetura. A imagem de Nossa Senhora iluminando e rezando pelas almas e demais fiéis é o que me faz pensar que o céu é ali mesmo.

    Curtir

    1. Obrigada Alan pelas suas palavras e por seguir o nosso blogue.
      Foi exatamente isso que senti quando vi a Igreja e quando entrei no seu interior… se o céu existir, ele mora aqui 🙂 O título surgiu-me naquele momento.

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s