Caminho de Santiago: Pontevedra – Caldas de Reis
Neste artigo partilhamos convosco a nossa Etapa 5 do Caminho Português de Santiago:
Etapa 5 : Pontevedra a Caldas de Reis
Distância e duração: 23 quilómetros, +/- 6 horas
Mais interessante: ligação e reencontro com os peregrinos que nos acompanham nas diferentes etapas. O caminho é para todas as idades e os mais velhos mostram-nos caminho… parece que voam. E o albergue (excelente preço-qualidade)
Mais difícil: muita exposição ao sol e não haver entre Pontevedra e Barro (10km) locais para reabastecimento de água e comida.
Aprendizagens: esqueçam o voltaren… O alvarinho no Furancho do Barosa é o remédio (dá-te asas!!)
Dicas úteis
– Nunca devemos descurar o calçado e a roupa a levar. Deixamos aqui algumas sugestões do tipo de material que utilizamos: botas, meias, calças moduláveis, impermeável adaptado a quem leva mochila.
– Leia o nosso artigo sobre “O nosso caminho para Santiago: escolhas e questões práticas”
#caminho Português de Santiago #caminho central #maio2018
A saída de Pontevedra faz-se pela ponte milenária O Burgo que, vaidosa e acordada pelos primeiros raios de sol da manhã, refletia a sua imagem no Rio Lérez.
Esta etapa não é seguramente das mais difíceis, nem das mais bonitas do Caminho Português de Santiago. Andamos cerca de 10 quilómetros por bosques, caminhos de terra e estradões. Neste percurso não há locais para reabastecimento de água ou comida, por isso recomendamos que se saia de Pontevedra já preparado. Aqui e ali, no meio do nada, encontramos uma ou duas máquinas de vending.
O descanso faz-se chegando à povoação de Barro que nos oferece locais para tomarmos ou reforçarmos o pequeno almoço. Para quem quiser ficar, também tem um albergue. Levando o provérbio “una tortuga conoce mejor el camino que una liebre” à letra, descansamos por meia hora, na Pousada do Peregrino, aproveitando o sol e a alegria do Caminho. Em cada mesa, uma nacionalidade, mas o mesmo espírito.
A partir daqui o percurso é feito entre estradas (N550), caminhos de terra e pequenos carreiros. Num desses carreiros, seis quilómetros à frente da povoação de Barro, numa garagem improvisada, o Furancho do Barosa. Um espaço com características peculiares, como o seu dono, onde se bebe um ótimo vinho albariño caseiro e se come uma boa comida caseira. Vais à cozinha e escolhes… entre tábuas de enchidos e queijo, empanadas diversas, sopa e sandes. Uma paragem obrigatória.
Esta Etapa não é difícil, nem das mais bonitas, mas foi uma Etapa inesquecível. Sem dúvida não existe Caminho certo ou errado, há o nosso Caminho, que construímos em cada uma da Etapas. E nesta, essa certeza ganhou forma.
Chegamos a Caldas de Reis, atravessamos a ponte sobre o Rio Umia e seguimos as indicações para o Albergue O Cruceiro, onde prenoitamos. Um albergue que recomendamos vivamente, com uma óptima relação qualidade-preço. Bons quartos, boas áreas comuns de apoio. Jantamos por 10€/ pessoa um menu do dia bastante completo (sopa, prato, bebida, sobremesa e café), e de manhã tomamos um pequeno almoço bem composto, por 3,5€/ pessoa (sumo laranja natural, meia de leite e torradas).
Como chegamos cedo, saímos para conhecer um pouco da cidade termal de Caldas de Reis. Visitamos a Catedral, passamos pela ponte medieval sobre o rio Bermaña, onde se situa o Albergue Municipal e passeamos pelas ruas e pela marginal junto ao Rio Umia. Infelizmente, não fomos confortar os pés nas águas quentes da famosa fonte termal de Las Burgas, uma experiência que não devem deixar passar.
Veja também
- O nosso Caminho para Santiago: escolhas e questões práticas
- Etapa 1: Ponte de Lima – Rubiães
- Etapa 2: Rubiães – Tui
- Etapa 3: Tui – Redondela
- Etapa 4: Redondela – Pontevedra
Detalhes
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados
Pingback: Etapa 6: Caldas de Reis – Padrón
Pingback: Etapa 7: Padrón – Santiago de Compostela