Percurso de Salreu na Ria de Aveiro
Rumamos a Estarreja, no Distrito de Aveiro, para fazer o Percurso de Salreu, um dos 8 percursos assinalados do Projeto Bioria, um projeto de requalificação de zonas ambientalmente degradadas, que “permitiu a criação de uma Rede de Percursos Pedestres e Cicláveis em contacto directo com a Natureza” (Consulte todos os Percursos aqui).
O Percurso de Salreu é um trilho circular, de 8 quilómetros, que se inicia junto do Centro de Interpretação Ambiental (CIA).
Cegonhas.
Não foi o que motivou a escolha do percurso, mas foi onde os nossos olhos se demoraram ao longo do passeio. Majestosas. Lá do alto, de “nariz empinado”, deixam-nos rendidos/as à sua beleza e elegância.
Com um grau de dificuldade fácil, por não ter desníveis e ser percorrido em trilhos de terra batida, faz-se em cerca de duas horas. Para nós durou mais do dobro, tal foi o tempo que lhe dedicamos.
Paramos inúmeras vezes para apreciar a paisagem que se embeleza pela presença do Rio Antuã e do Esteiro de Salreu (esteiros são canais de água ligados aos braços da Ria), pelos “campos de arroz, sapais, juncais e caniçais”, pela biodiversidade que vive em harmonia, pelas garças, que são uma graça, e pelas cegonhas, que são rainhas.
Lemos as inúmeras placas (algumas bastante danificadas) que nos fornecem informações sobre os ecossistemas e as espécies que podemos observar durante o caminho, caminho este onde encontramos bancos de madeira, que oferecem descanso e momentos únicos de silêncio, onde só se escuta a natureza.
Ouvem?
Brincamos na casa colorida, que despertou a criança que (ainda) há em nós. E almoçamos num dos parques de merenda pensados e preparados para nos acolher. Já vos falamos da borboleta amarela que nos acompanha em todos os trilhos que fazemos? É linda, não é?
Quando passarem o ponto de observação de aves, devem virar à direita. Significa que o percurso está a chegar ao fim. Mas até lá ainda podem ser surpreendidos/as com o voo da cegonha… que começa lento e cresce… tanto quanto os nossos olhos que o acompanham. Já diz Mia Couto “O mundo não é o que existe, mas o que acontece.” E assim é o voo da cegonha, um acontecimento.
O Percurso de Salreu é um trilho familiar… familiar por ser intimista, relacional e simples; familiar por ser inclusivo e poder ser percorrido por todos/as.
Algumas dicas úteis
📍 Como chegar?
Nós fomos de carro, em direção a Estarreja (Aveiro), freguesia de Salreu. Ao chegar lá é só seguir as placas que dizem BioRia. Mas é possível ir de comboio através da Linha Urbana Porto-Aveiro. Devem sair no apeadeiro de Salreu, que dista 700m do Centro de Interpretação Ambiental (CIA). Consulte os horários no site da CP e organize a sua viagem.
📍 Antes de iniciar o percurso passe pelo Centro de Interpretação Ambiental (CIA) e peça informações sobre os percursos disponíveis, mas atente aos horários do CIA: de abril a outubro estão abertos todos os dias, mas de novembro a março só abrem aos fins de semana e feriados. Se o Centro estiver fechado pode consultar e fazer o download dos trilhos no site. Se optar por fazer o Percurso de Salreu, há uma placa informativa localizada a poucos metros do Centro. Recomendamos a consulta, porque, apesar deste percurso ser bastante intuitivo, não há indicações de que se tem de virar à direita após o posto de observação de aves.
📍 Se não quiserem fazer o percurso a pé, podem alugar bicicletas no CIA, a preços bastante acessíveis (ver aqui). Mas, além das bicicletas, podem alugar outros equipamentos: binóculos, para rentabilizar melhor os pontos de observação de aves; caiaques para circular nos esteiros que ligam ao canal principal da Ria de Aveiro; guias áudio MP4 – trilingue (português, inglês e espanhol); e carro elétrico totalmente ecológico.
📍 Em dias de calor, vá bem protegido com chapéu, protetor solar e muita água. O trilho é aberto e não dispõe de muitos locais com sombras.
Fizemos este percurso vestindo a camisola, no sentido literal, de um projeto fantástico @tia_que_vive_na_selva, que queremos muito partilhar convosco. Um projeto cheio de energia, sorrisos abertos e causa solidária.
Esperamos que as nossas sugestões e imagens vos inspirem a ir e ajudem a preparar a viagem.
Sigam as nossas redes sociais e alguma dúvida ou questão, partilhem connosco. Escrevam nos comentários e nós responderemos brevemente.
E já sabem… o importante é IR!
Detalhes
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados