Centro Portugal Textos e crónicas convidadas

Aldeia de Natal de Cabeça – Um projeto eco-sustentável

Deixe-se encantar por esta aldeia serrana, tão natural, tão natalícia e tão nostálgica. Sabia que é a aldeia natal mais visitada de Portugal? Não sabia? Então não perca tempo, e venha à Serra da Estrela para um natal ainda mais inesquecível.

Cabeça fica no concelho de Seia, no distrito da Guarda, em plena Serra da Estrela. A maioria dos habitantes vive da agricultura e da pastorícia. Para além de ser conhecida como aldeia natal, Cabeça está também integrada na Rede de Aldeias de Montanha do concelho de Seia.

15493561_1283807558359322_5346228792392667479_o

Cravada num vale dominado pelo xisto, e bem no topo de um cabeço granítico, tem como característica as suas casas construídas em xisto, que mantêm ainda a tradicional cobertura de lousa, formando assim um conjunto que constitui um dos maiores marcos das povoações de traça típica em xisto na Serra da Estrela. Os socalcos são outras das “estrelas” e constituem um exemplo de paisagem cultural, resultante do esforço e engenho do homem para daí obter um maior e melhor aproveitamento agrícola. Com efeito, ao longo de várias gerações as gentes do vale levaram a cabo um extraordinário trabalho, na construção de patamares de terra arável sustentados por muros de pedra, bem como de diversas estruturas de apoio à atividade agrícola, como palheiras, eiras, lagares, moinhos de água, açudes e levadas para a rega dos campos.

Para melhor poder usufruir e conhecer toda a paisagem envolvente desta região recomendamos que façam a rota dos Socalcos (PR3 – SEI)

Mas falando de Natal, ele por aqui é verdadeiro e genuíno, mas ao mesmo tempo com um espírito sustentável. Todos os habitantes estão envolvidos nesta festa, e cabe-lhes a eles decorarem a aldeia de uma forma ecológica, reutilizando vários materiais típicos da montanha. Excedentes da natureza, como giestas, cascas, paus, musgo, desperdícios de lã, entre outros, que serão iluminados com luz LED. Com tudo isto só nos resta passear pela aldeia, descobrir o Mercado de Natal, a Casa do Pastor, a Casa de Chocolate ou a Oficina de Natal, e aproveitar para comprar souvenirs para tornarmos, também, o nosso Natal mais bonito e ecológico. Mas no programa podemos ainda encontrar vários concertos de Natal, o Presépio Vivo, a Magia da iluminação e a tradicional Fogueira de Natal.

Durante o evento, os habitantes abrem as suas portas aos visitantes, confeccionando comida, petiscos tradicionais, produzindo peças de artesanato, fazendo assim as delícias de crianças e adultos.  Simultaneamente, a aldeia é inundada por grupos de música tradicional e grupos de crianças com cantares natalícios, fazendo desta aldeia um lugar de sonho.

Outras Curiosidades da Aldeia de Cabeça:

  • Revelador do carácter inovador e dinamismo dos seus habitantes, em 2007, a aldeia de Cabeça foi a primeira freguesia no país a proporcionar o acesso livre à internet por wireless;
  • Já no ano de 2011, recebeu o título de 1ª Aldeia LED de Portugal, por ter sido a primeira aldeia a adotar a tecnologia LED na iluminação pública;
  • Desde 2013, durante as celebrações de Natal, as gentes da aldeia empenham-se em organizar Cabeça – Aldeia Natal.

Outras Sugestões para Visita:

Opção de Alojamento (autossustentável):

Casa do Giestal
Cova do Giestal / Quinta da Obra
Coordenadas GPS: N 40° 17.900’ W 007° 47.900
Telemóvel: +351 968758913
Email: casadogiestal@gmail.com

Boas festas, boas descobertas e bons passeios. Até breve.
Mónica e Ernesto.

0 comentário em “Aldeia de Natal de Cabeça – Um projeto eco-sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: