Casa do Penedo(Fafe) : Trilho do Vento
O Trilho do Vento, na Serra de Fafe foi inaugurado em 2009 com o grande objetivo de sensibilizar os visitantes para a importância da energia eólica. Por isso, o percurso inicia e acaba na subestação do Parque Eólico (no lugar de Lagoa, freguesia de Várzea Cova, Fafe). Ao longo do trilho passamos por belas paisagens, marcadas pelos penedos gigantes da região. E é no meio destes penedos que a serra “guarda” um dos tesouros mais estranhos do país – a “Casa do Penedo” – que foi construída em 1974 entre três grandes penedos. É também conhecida como a “Casa dos Flintstones”, pelas suas semelhanças com a época histórica. Apesar de estar desabitada, não se pode entrar (pelo menos não se deve!!) por ser propriedade privada. Por isso, ou se tem a sorte de estar lá alguém para pedir um acesso mais próximo à casa, ou então terá de infringir umas quantas regras e saltar a vedação.
Para quem não quiser fazer o Trilho do Vento, poderá chegar à Casa do Penedo de carro.
Chegado a Fafe, segue pela Estrada Nacional 311 em direcção a Cabeceiras de Basto (coordenadas: 41°29’17.15″N e 8°4’3.67″W). Mas não se iniba de parar e perguntar as direções à população. Se há característica do povo do norte do país é a disponibilidade e a afabilidade.
Detalhes
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados