Visitar Annecy: a jóia dos Alpes franceses
Se ainda não conhecem Annecy, coloquem este destino incrível na vossa lista de viagens!
Localizada nos Alpes franceses, a cerca de 50 km de Geneve, Annecy é um destino 3 em 1, o que faz dele um local extraordinário e versátil quer para os turistas, quer para as pessoas que lá moram.
1️⃣ Beleza natural: a cidade é abençoada com o Lago Annecy, um dos lagos mais limpos da Europa! A água cristalina e as paisagens montanhosas circundantes oferecem um cenário incrível e a possibilidade de um sem número de atividades e desportos náuticas, passeios a pé, caminhadas por trilhos de montanha, passeios de bicicleta, picnics, banhos de sol ou ski no inverno. Não estivéssemos nos Alpes. O playgroud da cidade é aqui, à volta do lago.
2️⃣ Viagem no Tempo: a Vieille Ville (Cidade Velha) é charmosa com todos os seus canais pitorescos, edifícios históricos medievais, prédios coloridos e ruas divertidas. Parece que entramos num filme. Aos domingos tem o mercado que se estende pela zona velha e que junta centenas de pessoas.
3️⃣ Vida cultural intensa: a cena cultural de Annecy é vibrante e diversificada. E não nos referimos apenas aos grandes festivais, mas à vida nas ruas que é intensa. E se lhe juntarmos a gastronomia? Fondue, raclette, tartiflette, delícias da Sabóia que são imperdíveis.
Por isso, se estão a planear uma viagem a Annecy, este artigo foi feito a pensar em vocês.
sumário
O que visitar e fazer em Annecy
📍O Lago de Annecy
📍 Cidade Velha
📍 Cultura e história
📍 Trilhos e Caminhadas
📍 Gastronomia local
Dicas práticas para visitantes
– Qual a melhor época do ano para visitar?
– Como chegar a Annecy e deslocar-se na cidade?
– Onde ficar alojado?
o que visitar e fazer em annecy
Diria que há três grandes momentos históricos que transformaram Annecy no que ela é hoje. Na Idade Média começou a ganhar relevância, quando se tornou capital do Condado de Genebra e se desenvolveu em torno de dois pontos importantes: o Château d’Annecy (Castelo de Annecy) e a Catedral de Saint-Pierre. No século XV, com a extinção da Casa de Genebra, Annecy passou para as mãos da Casa de Saboia, que também governava partes da Itália e da Suíça. Isso transformou a cidade num importante centro religioso e político. Com a Revolução Francesa no final do século XVIII, Annecy foi anexada pela França. Como resultado desta anexação tardia, a cidade tem uma rica herança cultural que mistura influências francesas, suíças e italianas. No século XX consolidou-se como um dos destinos turísticos mais visitados da França, graças à combinação do seu património histórico e cultural e das suas belezas naturais.
📍 O Lago de Annecy
O Lago de Annecy é famoso por ser um dos lagos mais limpos da Europa e isso deve-se a um conjunto de medidas de proteção ambiental que foram implementadas desde os anos 1960 para manter a pureza da água. É um lago glaciar com cerca de 27,4 km² de área. E apesar de ser
Quando lá chegamos percebemos a vida que tem e para todos os gostos. O que pode fazer no Lago?
– É ideal para uma variedade de desportos aquáticos (natação, vela, windsurf, ski aquático, SUP, canoagem e mergulho).
– Fazer passeios de barco, desde pequenos barcos a pedal aos cruzeiros turísticos que servem refeições a bordo.
– Fazer caminhadas e andar de bicicleta. Aliás, tem uma pista ciclável que circunda todo o lago e oferece uma rota espetacular para ciclistas e caminhantes (Voie Verte).
– No verão, fazer praia e ir a banhos. O lago tem várias praias ao seu redor, como a Plage d’Albigny e a Plage de l’Impérial.
– Descontrair nos Jardins de l’Europe, que ficam nas margens do Lago. São jardins públicos, enormes, que oferecem belas vistas, caminhos sombreados e áreas de descanso. Ficamos surpreendidos com a vida que existe nestes jardins.
Lago de Annecy ou Lago de Como?
Fizeram-nos essa pergunta algumas vezes e a resposta não é fácil, porque cada lago mantém uma identidade muito própria. O Lago de Como, maior e mais profundo, tem uma atmosfera mediterrânea (encontra-se no norte da Itália, na região da Lombardia), enquanto o Lago de Annecy, menor e mais alpino, é frequentemente descrito como um dos lagos mais limpos da Europa. O Lago de Como tem um glamour especial, mas o de Annecy tem uma atmosfera vibrante. Em qualquer um deles é certo que teremos uma experiência memorável.
📍 Cidade Velha (Vieille Ville)
A Cidade Velha de Annecy, conhecida como Vieille Ville, é uma área encantadora e surpreendente, cheia de ruas estreitas, canais românticos, que lhe valeu o apelido de”Veneza dos Alpes” e edifícios históricos de arquitetura medieval. Quais são os principais pontos turísticos que não devemos deixar de visitar?
– Tirar uma fotografia no Palais de l’Isle, que é um dos marcos mais famosos de Annecy, também conhecido como “a prisão em forma de barco”, por ser uma pequena fortaleza construída numa ilha no meio do rio Thiou. Hoje o edifício abriga um museu de história local.
– As pontes que cruzam os canais são verdadeiras passarelas e elementos icónicas da paisagem de Annecy. Passear por elas oferece a fotogenia da cidade que se reflete nas águas do rio Le Thiou, um dos rios mais curtos da Europa, com apenas cerca de 3,5 km de extensão.
– Visitar o Castelo de Annecy (Château d’Annecy) que domina a cidade do alto de uma colina. Construído entre os séculos XII e XVI, foi a residência dos Condes de Genebra e, posteriormente, dos Duques de Saboia. Hoje, dá moradia ao Museu-Château, com exposições sobre a história da região, arqueologia, arte e exposições temporárias.
– Apreciar os murais da Igreja de Saint-Maurice que é uma das igrejas mais antigas de Annecy, construída no estilo gótico no século XV.
– Visitar a Catedral de Saint-Pierre, construída no século XVI, especialmente à figura de São Francisco de Sales. A catedral possui um interior impressionante com belas obras de arte e um órgão magnífico.
– Caminhar pela ruas charmosas da Cidade Velha, coloridas, cheias de cafés, restaurantes, lojas de souvenirs e boutiques.
– Dar um beijo na Pont des Amours, uma pequena ponte romântica que atravessa o canal entre os Jardins de l’Europe e a Pâquier. Reza a lenda local que os casais que se beijarem na ponte terão amor eterno.
– Se estiverem em Annecy em dia de mercado (geralmente terça, sexta e domingo de manhã), não o percam porque a Cidade Velha transforma-se. nas várias ruelas podem encontrar barracas de produtos frescos, como queijos, frutas, vegetais, flores e artesanato típico da região de Saboia.
📍 Cultura e História
Annecy, além de sua beleza natural e histórica, possui uma rica vida cultural, com uma forte conexão com as artes, cinema, música e tradições locais.
– No que se refere a Museus, o mais importante é o Musée-Château d’Annecy situado no castelo da cidade, e que oferece exposições que abordam a arte e a história local
– Se conseguirem fazer coincidir a vossa visita com o Festival Internacional de Cinema de Animação (Festival International du Film d’Animation) não se vão arrepender. Ele acontece todos os anos em junho, desde 1960, e é um dos mais prestigiados festivais de animação do mundo, atraindo cineastas, animadores e entusiastas da arte animada de todo o mundo.
– Durante o verão ocorrem, também, concertos de música clássica em locais históricos, como igrejas e o castelo e há o Festival de Música Clássica. Durante o ano, há festividades que celebram as tradições locais, como mercados de Natal e feiras agrícolas, onde se destacam produtos locais, artesanato e cultura popular.
– A Fête du Lac é um dos eventos mais importantes e emblemáticos de Annecy. Realiza-se, também, no verão, geralmente no primeiro sábado de agosto, é um grande espetáculo pirotécnico às margens do lago, acompanhado de música e luzes.
📍 trilhos e caminhadas
Annecy é um paraíso para os amantes de atividades ao ar livre, especialmente para quem gosta de caminhadas ou randonnée (em francês). A cidade é cercada por montanhas e pelo deslumbrante Lago de Annecy, o que oferece uma ampla variedade de trilhos, desde caminhadas suaves às margens do lago até trilhos desafiadores pelos Alpes. A primavera e o verão são as melhores estações para caminhadas, com temperaturas agradáveis e paisagens verdes. Apesar do inverno oferecer trilhos de raquetes de neve.
Se forem amantes da natureza, vão gostar das propostas que vos vamos deixar, uma vez que permitirão explorar ainda mais a beleza natural da região. Estamos a partilhar uma pesquisa que fizemos na altura da nossa viagem, mas acabamos por não conseguir realizá-las.
1 – Circuito do Lago de Annecy (Tour du Lac d’Annecy)
Esta é uma boa opção se preferirem uma caminhada mais plana à redor do Lago de Annecy. A rota é uma mistura de ciclovias, calçadas e trilhos ao longo das margens do lago. Completar o circuito total do lago (aproximadamente 40 km) leva um dia inteiro de caminhada, mas podem sempre optar por caminhar apenas uma parte ou então alugar uma bicicleta e fazer o tour. Nível de dificuldade: Fácil.
2 – Semnoz
O Semnoz é uma montanha de fácil acesso, a partir da cidade, e oferece vistas panorâmicas de 360 graus do Lago de Annecy, dos Alpes e do Mont Blanc. É um dos trilhos mais populares devido à sua proximidade à cidade e pela diversidade de trilhos que oferece. Nível de dificuldade: Fácil a moderado.
3 – Mont Veyrier
Mont Veyrier é uma das montanhas mais emblemáticas e os trilhos para o Mont Veyrier são um pouco mais desafiadores. Pode levar cerca de 3 a 4 horas (ida e volta), mas dizem que a recompensa é uma vista impressionante do lago e da cidade. Nível de dificuldade: Moderado a difícil (depende da rota escolhida).
4 – La Tournette
Para quem gosta de desafios maiores, a Tournette (2.351 metros) é uma das montanhas mais altas de Annecy. O ponto de partida mais comum é no Chalet de l’Aulp, que pode ser acedido de carro, mas a subida é exigente e o trilho pode durar cerca de 5 a 7 horas (ida e volta). Nível de dificuldade: Difícil (a parte final envolve uma escalada leve com auxílio de correntes).
📍 Gastronomia Local
Annecy oferece uma gastronomia que reflete as tradições culinárias da região dos Alpes franceses. Destacamos aqui a Tartiflette, um prato robusto feito com batatas, bacon, cebolas e queijo Reblochon, gratinados no forno. É perfeito para um dia frio de inverno. O Fondue Savoyard, um clássico da culinária alpina, que é feito com uma mistura de queijos locais derretidos com vinho branco e temperos. E a Raclett é outro prato icónico, também com queijo raclette, servido com batatas e acompanhado de charcutaria, picles e cebolinhas em conserva. Prove pelo menos um deles acompanhado de um vin de Savoie. A região de Savóia é conhecida por seus vinhos brancos frescos e frutados, como o Apremont e o Chignin. Há também vinhos tintos leves e aromáticos, como o Mondeuse.
Se quiser uma experiência mais “petisqueira” vá aos mercados de Annecy, como o Marché de la Vieille Ville que acontece aos domingos, e oferece uma abundância de produtos frescos, queijos, charcutaria e pães artesanais. É um ótimo lugar para provar produtos locais e conversar com os produtores.
Dicas Práticas para Visitantes
Qual a melhor época para visitar?
A melhor época para visitar Annecy (como grande parte dos locais) depende das preferências e dos interesses individuais. No verão a vantagem é a máxima disponibilidade de atividades ao ar livre e uma vida noturna vibrante. A desvantagem é ser um período de alta temporada, com mais turistas e preços mais altos nos alojamentos. O inverno será bom para quem gosta de desportos de inverno, que podem ser acedidos nas estações de Ski próximas, e de mercados de Natal. A primavera e outono são perfeitos para quem prefere climas mais amenos e quer explorar a natureza e fazer caminhadas.
Como chegar a Annecy e deslocar-se na cidade?
Para viajar de Portugal até Annecy há várias opções, dependendo do ponto de partida em Portugal.
1. Se forem de avião a alternativa é combinar voo+ comboio/autocarro.
Opção mais rápida: Voo para Genebra + autocarro ou comboio até Annecy.
Opção mais económica: Voo para Lyon ou Genebra em companhias low-cost + autocarro.
– Voo para Genebra (Suíça): Genebra é o aeroporto internacional mais próximo de Annecy (cerca de 50 km) e é o que recomendamos ✅. Várias companhias aéreas oferecem voos diretos de Portugal (Lisboa, Porto, Faro) para o Aeroporto Internacional de Genebra. A partir do aeroporto, podem optar por um autocarro (FlixBus e BlaBlaBus) ou comboio direto para Annecy, que demora cerca de 1 hora a 1h30.
– Voo para Lyon (França): O Aeroporto de Lyon-Saint Exupéry é outra opção, mas está a cerca de 125 km de Annecy. De Lyon também terão de apanhar um autocarro ou comboio para fazer a ligação.
– Voo para Paris (França): Diria que deve ser a último opção. Implica ter que apanhar o TGV de Paris Gare de Lyon até Annecy. Uma viagem que dura cerca de 3h30 a 4 horas.
2. Embora seja uma opção mais longa, é possível viajar de autocarro entre Portugal e Annecy, a partir do Porto e Lisboa. A viagem pode levar mais de 20 horas, dependendo das paragens e do trajeto.
Como deslocar-se dentro da cidade?
A pé ✅
Annecy é uma cidade muito acessível a pé, especialmente no centro histórico, onde as ruas são estreitas e muitas vezes fechadas ao tráfego de veículos. Caminhar é a melhor forma de explorar as ruas, os canais e as praças de Annecy.
De bicicleta ✅
Annecy é conhecida por ser uma cidade amigável para ciclistas, com várias ciclovias e aluguer de bicicletas. Além de que a cidade possui uma infraestrutura bem desenvolvida para o ciclismo, incluindo rotas à volta do lago (Voie Verte) e pelas montanhas. Annecy parece a Amesterdão francesa!
Autocarro
A cidade possui uma boa rede de transporte público operado pela empresa SIBRA. Há várias linhas de que ligam o centro da cidade aos bairros e áreas próximas (na eventualidade de optarem por um alojamento fora da cidade) e os bilhetes podem ser comprados em máquinas automáticas ou no próprio transporte.
Barcos e táxis aquáticos
No verão, uma forma popular de se locomover é usando os barcos e táxis aquáticos que operam no Lago de Annecy, facilitando o acesso a praias e vilas nas margens do lago.
Onde ficar alojado?
Escolher o melhor local para se hospedar em Annecy depende muito das preferências, dos dias de estadia, do tipo de experiência que pretendem ter e do orçamento. Nós ficamos no La Branche du Cerisier, muito perto do centro de Annecy e do lago. A escolha prendeu-se com o facto de ser um apartamento equipado que nos permitiria preparar as nossas refeições. Como sabem, esta é uma das nossas estratégias de poupança.
Mas como há imensa opção de alojamento, partilhamos o mapa onde podem diversificar as vossas pesquisas.
Esperamos que as nossas sugestões e imagens vos inspirem a ir e ajudem a preparar a viagem.
Sigam as nossas redes sociais e alguma dúvida ou questão, partilhem connosco. Escrevam nos comentários e nós responderemos brevemente.
E já sabem… o importante é IR!
Detalhes
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados