Image Alt

Dormir num barco: para quê escolher tecto se podemos ter as estrelas

IMG_7841 copie

Tudo soava a maluquice. O destino, o tempo que tínhamos e o desejo por uma experiência diferente.

Assim fomos nós, à aventura, como tanto gostamos. Dormir num barco foi a escolha, e não podia ter sido melhor. Para quê escolher tecto se podemos ter as estrelas! (quase dava para inspirar um qualquer livro do Nicholas Sparks). Aventura, liberdade e simplicidade foram o mote. Como nenhum de nós tem carta de marinheiro, ficamos num barco atracado numa Marina, mas até essa experiência foi interessante. As marinas, pela sua ‘inacessibilidade’, povoam o nosso imaginário, e se nos deixarmos levar por ele, tudo se pode tornar mais empolgante.

Ficamos na Marina de Albufeira, num veleiro chamado Orionte, que com a sua cor amarela não se fazia indiferente ao lado de outras grandes e imponentes embarcações vizinhas. Galardoada com a Bandeira Azul, as instalações da Marina dedicam especial atenção à natureza e ao ambiente, oferecendo um espaço de conforto a quem por lá passa e/ ou permanece.

Além de uma excelente localização (fora do frenesim da cidade e do turismo), enquadrado por um complexo habitacional colorido e sossegado, proporciona acesso a restaurantes, bares, lojas e supermercados, centro de diversão e lazer, lavandaria, balneários públicos de acesso condicionado aos utilizadores da Marina, e estacionamento coberto gratuito.

Claro que estas condições são importantes, mas o que nos fascinou mesmo foi perceber que a marina é uma pequena ‘aldeia’ multilingue, onde todos se conhecem e cumprimentam, e onde todos os dias chega um novo “vizinho”. Quem lá vive aprendeu a ser minimalista, e chama “casa” ao barco.

IMG_7850 copie
IMG_7846 copie

Para nós tudo era novidade. Das boas. Entrar e sair do barco é sempre uma aventura (de equilibrismo) e circular nele descalços dá-nos o sentimento primitivo de conexão com a natureza (earthing). O espaço, estreito, tem tudo o que precisamos, numa organização tipo Ikea, em que todos os cantos são aproveitados. Cozinha e sala equipadas, casa de banho, quarto com uma janela para as estrelas, e uma varanda para a “rua”, cheia de cumplicidades.

De manhã e ao final do dia, de toalha debaixo do braço, o passadiço de madeira, onde os barcos estão atracados, leva-nos aos balneários públicos. Circulamos calmamente, sem pressas, e quando regressamos o passadiço cheira a fresco e a perfume. Quando a noite se põe, segue as estrelas… elas dir-te-ão o que fazer, porque não te faltam opções.

O Orionte recebeu-nos da melhor forma que sabia, com glamour e conforto… e uma boa garrafa de vinho 🙂  Com ele, a simpatia da Samm, que nos apresentou o barco e nos deu algumas dicas sobre locais a visitar. A Samm é belga, e chama ‘casa’ ao barco onde mora e à terra que a acolheu. Entre inglês, francês e português conversamos muito e ficou a promessa de reencontro… lá ou cá… mas isso interessa?

depositphotos_101975072-stock-illustration-location-travel-geo-pin-vector Localização
Marina de Albufeira
Sítio da Orada – Apartado 2422
8201-918 Albufeira, Portugal
LAT. 37º 05’N
LON. 08º 15.2’W

caderno-de-contatos_318-62400 Contactos para alojamento
Samm Moors   Site | Facebook | Airbnb

 
Locais que visitamos em passeio
Marina de Vila Moura e Praia de Quarteira
Praia de Olhos de Água e Praia da Falésia
IMG_7790 copie
IMG_7806 copie
Praia do Evaristo
IMG_7824 copie
Praia do Camilo, Lagos
Costa Vicentina: Praia de Odeceixe, Zambujeira do Mar e Porto Covo
IMG_7975 copie
Alcácer do Sal e uma maravilhosa experiência gastronómica

Lamejinha do Sado e Arroz de Ligueirão, regado de um bom vinho da Região – Península de Setúbal (Restaurante Quanto Baste)


Detalhes
Visita realizada entre setembro 2018
Marcelo Andrade @iremviagem
Planeie a sua viagem

Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens

  • Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
  • Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
  • Poupe em taxas bancárias usando o Cartão Revolut.
  • Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.

Este post pode ter links afiliados

Comentários

  • 29 de Setembro, 2018

    A experiência de dormir num barco é mesmo fascinante ????????

    Responder

Escrever um comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on