“Braga por um canudo”: um roteiro visual (Parte 2)

Na crónica anterior fizemos um passeio pelo centro (histórico) de Braga. Nesta vamos ver “Braga por um canudo”, conhecer os principais parques de lazer e estruturas desportivas da cidade e falar um pouco dos seus arredores, que também nos reservam belezas e experiências ímpares, principalmente para quem vier com tempo para explorar a cidade.

Preparados/as?

1. “Braga por um canudo”

Há quatro principais pontos que nos permitem ter uma vista magnífica sobre a cidade de Braga, são eles: o Bom Jesus, o Sameiro, Santa Marta das Cortiças e o Monte do Picoto. Para os/as bracarenses, qualquer um destes pontos tem cheiro a infância e muitas histórias.
Vamos ver o que cada um deles nos oferece.

Bom Jesus de Braga

O Bom Jesus de Braga (ou Bom Jesus do Monte) é um dos ex-libris da cidade, onde a comunhão da arte, da história, da natureza e do culto o transformam num espaço sagrado e belo, e um dos destinos mais procurados por bracarenses e visitantes.

IMG_8596 copieVisite o Bom Jesus com o tempo que ele exige e merece. Deixamos aqui algumas sugestões:
– Visite ou assista a uma Eucaristia na Basílica do Bom Jesus.
– Ande no Funicular, mais conhecido por Elevador do Bom Jesus. Terá uma experiência única, não fosse este funicular (inaugurado em 1882) exemplar único na península ibérica e o mais antigo do mundo em atividade. Movido a água, por contrapeso, é considerado um dos mais extraordinários exemplos de engenharia em Portugal.

– Percorra os escadórios que estão divididos em 3 lanços. De baixo para cima, começamos com o Pórtico barroco de 1723, onde começam os lanços de escadas que nos levam às Capelas da Via Sacra. Mais acima o Escadório dos Cinco Sentidos (em cada lanço de escadas existe uma fonte correspondente a um dos sentidos humanos) e o Escadório das Virtudes – Fé, Esperança e Caridade. Se não quiser ou puder subir/ descer os escadórios pode ir no Funicular ou de carro. Mas a experiência vale a pena.

IMG_8705 copie
Escadório dos Cinco Sentidos

– Recupere o fôlego no Largo do Pelicano, admire o belíssimo jardim barroco que adorna o Santuário e observe a estátua de São Longuinho, cheia de crenças e lendas.

IMG_8622 copie
– Perca-se nos extensos jardins. Não faltam grutas, trilhos, lagos, pontes e parques para descobrir. Um passeio de barco é uma experiência obrigatória.

– Veja o pôr-do-sol na Esplanada ou no Miradouro do Bom Jesus, onde está o binóculo que  originou a expressão “ver Braga por um canudo”.

IMG_8579(1) copie
– Se for de carro, tem de experimentar a estrada “mágica” do Bom Jesus. Aqui os carros sobem quando deviam descer… admirado/a? Espreite aqui a explicação.

IMG_8573

Santuário do Sameiro

Local de culto e oração, o silêncio impera quando se chega ao Santuário. Abençoado pela natureza, coroa o Monte do Sameiro que, com os seus 572 metros, é o ponto mais alto da cidade, oferecendo uma vista privilegiada sobre Braga. Tudo merece ser visitado. Para saber mais, veja aqui.

IMG_8552 copie
Igreja-Basílica de Nossa Senhora do Sameiro
IMG_8557(1) copie
Escadório, frente à Basílica, onde se levantam dois pilares, encimados com a imagem da Virgem Maria e do Sagrado Coração de Jesus.

Miradouro de Santa Marta das Cortiças

É um dos miradouros menos conhecidos, apesar de se passar por ele a caminho do Santuário do Sameiro (pela Falperra) e ser muito visitada por peregrinos aquando da festa de Santa Marta das Cortiças, no final de julho. Oferece-nos uma vista extraordinária sobre os vales do Cávado, do Ave e do Este, permitindo ver as cidades de Guimarães e Barcelos.

Miradouro do Monte Picoto

O Monte Picoto é uma área florestal, central à cidade Braga, que está localizado no final da Avenida da Liberdade. Foi recentemente renovado, oferecendo equipamentos de natureza lúdica, desportiva e social – um parque urbano com ciclovia, percursos pedonais, percursos em terra batida, passadiços e o mais recente Picoto Park, que será inaugurado em março de 2019. No seu cume, um mirante fantástico com vista de 360º sobre a cidade e uma perspetiva privilegiada sobre o Estádio 1º de Maio.

IMG_8079
Vista sobre a cidade de Braga
IMG_8072
Vista sobre o Estádio 1º de Maio.

2. Parques e infraestruturas desportivas, culturais e de lazer

Um dos parques urbanos mais antigos da cidade é o Parque de São João da Ponte que é um “pequeno bosque no centro de Braga, útil e confortável”, local de encontro e passeio. É comum encontrar grupos de pessoas a praticar atividades físicas, famílias a passear e amigos/as a conversar. Está localizado no final da Avenida da Liberdade, aos pés do Monte do Picoto.
Na parte interior tem um lago artificial que se perde no meio da vegetação que o caracteriza. Um espaço arborizado com pequenos jardins, lagos, auditório ao ar livre e parque infantil.

IMG_8110
Parque da Ponte

Na parte exterior do parque, encontramos a Capela de São João, que é palco principal nas festas da cidade – São João de Braga.

Nas proximidade do Parque, o Complexo Desportivo da Ponte, marcado pela presença do Estádio 1º de Maio, inaugurado em 1950, e que  serviu de casa à equipa do Sporting de Braga, durante mais de cinco décadas. A construção do novo estádio tirou-lhe o protagonismo de outrora, mas continua a ser um espaço muito acarinhado pelos/as bracarenses, mantendo-se local de treino e de (re)encontros.

IMG_8087
Estádio 1.º Maio

Ali bem pertinho o Parque de Campismo de Braga – @campingbraga

Por fim, o Altice Forum Braga, até 2018 conhecido como Parque de Exposições de Braga,  é um centro de convenções vocacionada para a realização de feiras, exposições, congressos e outros eventos de carácter sócio-cultural, científico, recreativo e desportivo.

IMG_9619 copie
Altice Forum Braga

Fazendo jus ao título de Cidade Europeia do Desporto (2018), Braga oferece espaços desportivos e de lazer de grande qualidade. Por isso, se estiver de visita à cidade, mas gostar de praticar desporto, pode sempre fazer uma caminhada, correr ou pedalar na Via Pedonal Ciclável do Rio Este, que percorre ambas as margens do Rio. Três quilómetros de via que atravessam a cidade e que proporcionam diversos espaços de lazer. No Complexo Desportivo da Rodovia, infraestruturas e campos para a prática de várias modalidades. Futebol, voleibol, basquete, parque de skate, street workout, escalada e desportos radicais, parques infantis e parques de lazer. Traga os filhos/as, traga os animais de estimação, venha com a família.

img_0943

Para os/as aficionados/as de futebol, visitar o Estádio Municipal de Braga é obrigatório. Mas se não gostar de futebol, visite na mesma. Sabia que este estádio foi considerando uma das obras mais notáveis do arquiteto bracarense Eduardo Souto Moura? Gostos à parte, o estádio de Braga tem sido visto como um dos estádios mais originais do mundo e galardoado com alguns prémios. Se quiser marcar uma visita guiada, veja aqui.

img_0762

3. Nos arredores de Braga

  • Visite o Mosteiro de Tibães e faça o “Percurso Museológico” onde se aprecia a área envolvente ao Mosteiro, a sua arquitectura, as ruínas de edifícios anteriores, a mata, os jardins e e diversos campos agrícolas. O Mosteiro data do século XI, ocupado pela Ordem Beneditina até meados do século XIX. A partir daí esteve abandonado, o que levou a uma perda considerável do seu espólio, que começou a ser recuperado apenas na década de´80. Por estar nos arredores da cidade, o Mosteiro de Tibães é muitas vezes deixado de lado para quem visita a cidade. Aliás, penso que deve haver muitos/as bracarenses que nunca o visitaram.
  • Passeie pelo complexo das Sete Fontes, que era o antigo sistema de abastecimento de água da cidade. Abandonado durante muitos anos, em 2014 começaram a ser feitas obras de restauro. Está classificado como Monumento Nacional desde 2011.
complexo-7-fontes
Fonte: deportaberta.com
  • Visite a nascente do Rio Este e, se vier com tempo e gostar de caminhar, percorra o “Trilho da Nascente do Rio Este” (ver aqui). Um trilho com alma antiga, quase bimilenar. O Rio Este atravessa a cidade de Braga e desagua no Rio Ave. Longe vão os tempos em que se tomava banho no Rio e se pescava bom peixe, como trutas e enguias. Os mais antigos ainda se lembram, com saudades! O Rio esteve muitos anos abandonado. Hoje está integrado num projeto maior de requalificação, mas ainda parece haver muito trabalho para fazer.

20170615_113654

  • Visite as Praias Fluviais e se estiver calor dê uns mergulhos. Uma das mais conceituadas é a praia de Adaúfe (sem demérito para as outras praias fluviais) que nos brinda com a sua beleza natural, mas também com uma ampla zona relvada, servida de boas infraestruturas de apoio. Um ótimo local para passar o dia em família ou com os /as amigos/as. Fazer piqueniques, passear ou namorar. Se for aventureiro, não faltam locais para bons mergulhos e para a práticas de desportos.
microlargadaimg5784copy
Foto: KIB
  • A cerca de trinta quilómetros estão algumas das principais praias do distrito de Braga, como as praias da Apúlia, de Ofir e de Esposende. Quem puder lá ir não se arrependerá, mas não se esqueça… são praias do Norte, carago!!!

21457723_2039998552680805_8213380529964251582_oEsperamos ver-vos por cá!


link-symbol_icon-icons.com_56927 Ver também:
 Braga: um roteiro visual pelo Centro da cidade (Parte 1)

simbolo-interface-de-calendario_318-58183 Visita realizada entre setembro e dezembro de 2018
camera-photo_318-72639 Fotografia de Marcelo Andrade e Vera Duarte

3 comentários Adicione o seu

  1. Quitéria Mota disse:

    Adorei conhecer mais um bocadinho de Braga!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Obrigada por ter lido e acompanhar-nos nesta viagem 🙂

      Curtir

  2. Já conhecia todos estes recantos mas, mostrados e relatados desta maneira, tem-se uma visão muito mais agradável desta tão linda cidade que não me canso de elogiar. Braga é liiinda!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s