Image Alt

Ecovia do Vez, Etapa 2

A Ecovia do Vez, que fica no concelho de Arcos de Valdevez, é constituída por três etapas, num total de 33 km. A primeira etapa da Jolda S. Paio até aos Arcos de Valdedez, com cerca de 12,5 km. A segunda etapa, dos Arcos de Valdevez até Vilela, numa distância de quase 10 km. E a terceira e última etapa, de Vilela a Sistelo, que distam entre si um pouco mais de 10 km.

Andávamos a namorar este percurso, há algum tempo. Começamos por ler um pouco sobre a região e o percurso, as suas dificuldades e surpresas, mas também contactar com a experiência de quem já percorreu esta ecovia. Perceber o grau de dificuldade dos trilhos ou se há transporte possível no final de cada etapa é importante para decidires se fazes a ecovia toda ou por etapas. Se fazes num dia ou em dois. Apesar desta preocupação, não há nada como ir ao local, conhecê-lo na primeira pessoa, e dar-lhe uma palavrinha e um aperto de mão.

Fomos sem grande planos, sabendo apenas que tínhamos meio dia para lhe dedicar. O dia estava ensolarado. Optamos por iniciar nos Arcos de Valdevez, na Praia Fluvial da Valeta, e fazer a Etapa 2 da ecovia. 10 km pareciam exequíveis (mesmo que eles duplicassem, caso precisássemos de regressar a pé). Esta Etapa faz-se quase sempre junto ao rio, num percurso que varia entre piso de terra, pedra ou alguns segmentos em que andamos sobre passadiços de madeira.

A natureza acompanha-nos sempre, mas também as estradas regionais e nacionais que acinzentam a paisagem. O percurso é bonito, mas não deslumbrante. Em quase dez km de trilho, confesso que foram os últimos três km que prenderam mais a nossa atenção. Muita mais beleza, muito mais verde, muita mais natureza… uma espécie de prelúdio da Etapa 3 que todos/as dizem ser a mais bela e exigente.

thumb_IMG_8362_1024

Na ponte medieval de Vilela, o tempo era de descanso. Na fresca das margens, a cheirar a hortelã, o rio espelha a ponte. Nela confluem vontades, de quem está a chegar ou a iniciar nova Etapa, protegidos pela “alminha” com a imagem de Santa Luzia. Nela ouvem-se histórias. Nela parece que todos se conhecem. Afinal não é apenas a ponte que une margens!!

thumb_IMG_8408_1024

O regresso aos Arcos de Valdevez foi feito também de aventura e diversão… e regressar à boleia foi uma solução. De dedo em riste não precisamos de andar muitos metros. Apanhamos a melhor das boleias, de um autocarro de excursão, que na mesma sintonia vinha cheio de alegria e boa disposição.

Uma Etapa está feita… a outra decidida. Começaremos onde acabamos. Vilela – Sistelo será a próxima paragem.

IMG_20171006_112411257
240_F_192516477_HrogD8NKzx43EZ4idQFcBqrCmyPKjj8q

Não se esqueça!
TRAGA TODO O LIXO QUE PRODUZIR E PRESERVE A NATUREZA.
Faça (a sua) parte!

Detalhes
Visita realizada em outubro de 2017
Marcelo Andrade @iremviagem
Planeie a sua viagem

Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens

  • Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
  • Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
  • Poupe em taxas bancárias usando o Cartão Revolut.
  • Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.

Este post pode ter links afiliados

Escrever um comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on