Rubricas diversas

@Livre trânsito: um projeto que vale a pena conhecer

Abraçar projetos é quase tão importante como abraçar pessoas, porque podemos abraçar várias ao mesmo tempo. Abraçamos o projeto @LivreTrânsito que foi criado em 2016, por Isabel Leal, professora de 1º ciclo do Estabelecimento Prisional do Porto. Quando lhe perguntei:

_ “E como surgiu a ideia deste projeto?”
Isabel respondeu, daquele forma calma e doce que a caracteriza:
_ “Inspirei-me no anão de jardim do filme O Fabuloso Destino de Amélie Poulain. Se o anão pode viajar por todo o mundo, os nossos alunos também podem”.

O projeto inicia-se quando mais de uma dezena de bonecos articulados criados pelos seus alunos reclusos – a que chamaram “libertos” – “começaram a percorrer o mundo, nas mãos e nas malas de diversos companheiros de viagem”. Para quê, devem estar vocês a pensar? Para educar, ensinar e alfabetizar. Não é uma ideia brilhante? Através da Viagem ensina-se e aprende-se Leitura e Escrita, Matemática, Geografia, História e Cidadania. “Não é ele a viajar, mas é tão simbólico!!”.

Nesta representação simbólica da Liberdade, o Isaías viajou connosco para Cracóvia, e o efeito multiplicador iniciou-se. Há projeto tão bons que só merecem o nosso carinho. Sigam e dêem colo a este projeto Livre mente. Já são mais de 50 os “libertos” que experimentaram o que é estar em Livre Trânsito. “Todos têm nome. Todos são alguém. Todos estão e são libertos”.

No dia 13 de junho estivemos no Estabelecimento Prisional do Porto para contar a aventura do Isaías por terras polacas. Conhecemos pessoalmente o “Isaías” e contamos, a ele e aos restantes alunos, as várias histórias que vivemos juntos. Recebemos o melhor dos presentes, entusiasmo, sorrisos e muita boa disposição. No final, um abraço apertado ao Isaías e a promessa de que faremos outras viagens juntos.

À Isabel Leal, o nosso agradecimento.

Somos um casal português que adora viajar. Conhecemo-nos em viagem e partilhamos o mesmo lema: o que interessa é IR, e nesse ir somos sempre mais nós. É neste espírito que nasce o Ir em Viagem, um espaço de partilha das nossas aventuras e experiências em viagem.

0 comentário em “@Livre trânsito: um projeto que vale a pena conhecer

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: