Dicas de viagem Rubricas diversas

Medicina do Viajante: é importante?

Uma das piores coisas que nos pode acontecer é regressarmos de uma viagem com alguma doença, ainda mais se ela resultou da nossa desatenção, por não termos feito uma consulta  do viajante. Apesar de haver muita informação disponível, a Consulta do Viajante é, em rigor, a melhor forma de conhecermos as medidas preventivas que devemos adotar antes, durante e depois da viagem, consoante o destino escolhido.

IMG_2168

1. O que é a consulta do viajante?

É uma consulta dada por um/a médico/a especialista em doenças infecciosas, medicina tropical ou saúde pública. Com base no destino da viagem, serás aconselhado sobre as vacinas que deves tomar (ou não), sobre os cuidados específicos a ter em determinadas regiões do mundo, sobre surtos de doenças infecciosas (que podem (des)aparecer de um ano para o outro) ou sobre crises de saúde pública (como foi a Zika, o Ébola, gripe das aves, etc). Leva contigo o boletim de vacinas para o médico analisar que vacinas necessitas.

2. Quando é que se deve recorrer à consulta do viajante?

Sempre que viajes para um destino longínquo, seja dentro ou fora da Europa. A consulta deve ser efetuada com alguma antecedência (4 a 6 semanas antes da partida) e deve ser  marcada, também, com igual antecedência. Se a viagem for em época alta, não facilites. A procura é maior e arriscas-te a não conseguir consulta antes da viagem.

IMG_5966

3. Onde posso marcar a minha consulta do viajante?

Existem 41 postos espalhados pelo Continente e ilhas. Consulta o site do Sistema Nacional de Saúde e vê o posto mais perto da tua residência.

4. A consulta do viajante dispensa fazer um seguro de viagem?

Claro que não. A consulta do viajante não previne que adoeças em viagem, por isso ter um seguro de viagem é muito importante.

informacoes-botao-circular-ios-simbolo-7-de-interface_318-33735 Nós trabalhamos com a IATI, Seguros. Se quiseres saber mais sobre os seus seguros, lê o nosso post “Viaja (com) seguro, como nós”. Se fizeres a reserva do teu seguro neste link, tens 5% de desconto direto.

Não te esqueças que também podes pedir o teu Cartão Europeu de Seguro de Doença (CESD), que é gratuito, e te permite obter cuidados de saúde durante uma estadia num dos Estados-Membros da União Europeia, Islândia, Listenstaine, Noruega e Suíça. Para mais informações, consulte aqui. Atenção que O CESD não constitui uma alternativa a um seguro de viagem.

IMG_4144

5. Kit médico de viagem

Grande parte dos problemas de saúde que nos aparecem durante as viagens podem ser resolvidos facilmente, mas para isso devemos ir preparados com um kit médico básico, adequado, claro, ao destino e ao tipo de viagem. Por exemplo, quando fizemos os Caminhos de Santiago, o nosso kit médico foi preparado com base no tipo e na exigência física da viagem ( ver O nosso Caminho para Santiago: escolhas e questões práticas)

O que deves levar contigo?

  • Analgésicos e Anti-inflamatórios.
  • Protector Solar e baton de cieiro.
  • Repelente e pomada para picada de insetos.
  • Pensos rápidos.
  • Desinfectante (betadin)

Mas ninguém melhor que um/a médico/a para aconselhar, e por isso pedimos à Dr.ª Diana Silva, especialista em Medicina do Viajante, para nos fazer um resumo com informação geral sobre a consulta e a medicina do viajante.

Diapositivo1

Alguns links úteis para consulta:

 


imagem1 Acompanhe-nos também nas Redes Sociais Facebook | Instagram

 Se usar este link para fazer o seu seguro de viagem IATI, usufrui de 5% de desconto

Somos um casal português que adora viajar. Conhecemo-nos em viagem e partilhamos o mesmo lema: o que interessa é IR, e nesse ir somos sempre mais nós. É neste espírito que nasce o Ir em Viagem, um espaço de partilha das nossas aventuras e experiências em viagem.

2 comentários em “Medicina do Viajante: é importante?

  1. Diana Silva

    Olá meus Queridos!

    Está top! Ob!

    Beijinhos grandes!

    Diana 🙂

    No dia 30/05/2019, às 14:35, Ir

    Curtir

    • Gostaste? ❤
      Foste tão rápida que nem nos deste tempo para te enviar kkkkk
      Vamos publicar, depois, nas redes sociais.
      Obrigada pelo teu contributo, foi ótimo!

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: