Image Alt

Trilho da Preguiça, Gerês

Neste artigo pretendemos partilhar a nossa experiência pelo PR10 – Trilho da Preguiça, no concelho de Terras de Bouro, desenvolvendo-se ao longo da Encosta do Arnado, no Vale de Falha do Rio Gerês. Como é um percurso pedestre pouco extenso, é ideal para caminhantes menos experientes ou para ir em família. Não é o trilho mais bonito, nem tem as cascatas mais impactantes, mas tudo isto é o Gerês, no seu esplendor, e temos a certeza que não se vai arrepender de fazer este trilho.

Designação: PR10 – Trilho da Preguiça
Localização: Freguesia de Vilar da Veiga, Concelho de Terras de Bouro
Distância: 5,5 km. Mas o trilho está subdividido em 3 versões – percurso longo, médio e curto
Tipo de trilho: circular
Ponto de partida e chegada: Casa do Guarda da Preguiça
Duração prevista: 3 horas (percurso completo).
Mapa do percurso: Aqui
Nível de dificuldade: média (o percurso longo); fácil (o médio e o curto).
Características do trilho: Percurso pedestre de pequena rota. Sinalizado. É de caráter natural, com destaque para a ecologia do carvalhal. Passa-se por duas cascatas (Leonte e Laja). Faz-se na proximidade da estrada nacional EN 308 (para nós, um dos pontos mais negativo deste Trilho)

IMG_5508 copie

Eram 9h da manhã e estávamos cheios de energia. O trilho inicia-se junto à Casa do Guarda da Preguiça. Para lá chegar tem de se passar a vila do Gerês, em direção à Portela do Homem. A Casa da Preguiça surge do nosso lado direito. Optamos por fazer o percurso longo e, seguindo as indicações, começamos a penetrar a floresta numa subida exigente. Passamos por zona de pinhal e carvalhal até chegar ao miradouro.

IMG_5501 copie
IMG_5435 copie

Adentrar a floresta tem sempre um quê de mistério, por isso, a melhor forma de a percorrer é contemplando-a. A partir daqui, começamos a descer, atravessamos a estrada nacional EN308 em direção à Cascata de Leonte. Até lá chegar passamos pelo Ribeiro da Cantina e pela ponte de madeira sobre o Rio Gerês. Cada uma delas marca os detalhes do percurso.

IMG_5454 copie

Chegamos à Cascata de Leonte. As cascatas são sempre imponentes à sua maneira. Esta tem 872 metros de altitude e é uma das quedas de água mais altas. Não é para banhos, mas a sua beleza está na contemplação da natureza… de uma água que se precipita lá do alto, dando luminosidade à rocha granítica que a circunda. Preguiçamo-nos por lá!

O regresso ao trilho faz-se pelo mesmo caminho. Atenção que temos de voltar para trás até encontrar a sinalética que nos pede para virarmos à direita, em direção à Ribeira da Laja. Voltamos a perder altitude e caminhamos sempre pelo carvalhal. Passamos pelo Curral da Laja e logo chegamos à ponte de madeira que nos apresenta a Cascata da Laja. Ficamos por lá. A natureza pede-nos sempre um pouco de carinho.

Um pouco mais à frente, almoçamos na fresca do Ribeiro da Laja. O Marcelo ainda deu um mergulho naquelas águas gélidas (só ele!!) e, de barriga cheia, ainda tirámos uma soneca de 10 minutos.

Este trilho faz-se bem numa manhã, o que nos pode reservar mais aventuras para a tarde, caso queiramos ficar pela região. Deixamos algumas sugestões. Se adentrar o Parque Nacional poderá ir até à Cascata do Arado ou à tão conhecida Cascata do Tahiti.  Se for para norte, fazer o caminho até à Portela do Homem e dar um saltinho a Lobios, para experimentar as águas quentes das termas. Para sul visitar a vila do Gerês e, se o tempo convidar, descansar na praia fluvial de Rio Caldo.


Ver também:


Gerês: do Soajo à Senhora da Peneda
Gerês: da Cascata Tahiti a Pitões de Júnias

Detalhes
24 de maio de 2019
Marcelo Andrade @iremviagem
Planeie a sua viagem

Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens

  • Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
  • Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
  • Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
  • Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.

Este post pode ter links afiliados

Escrever um comentário

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipisicing elit sed.

Follow us on