aldeias históricas e um céu estrelado: o que visitar
A proposta
Como visitar três Aldeias Históricas – Sortelha, Monsanto e Idanha-a-Velha. Em comum, têm séculos de história, muitas lendas e o peso da interioridade, que o projeto Aldeias Históricas veio combater ao colocá-las na rota turística. De diferente, têm as características da região e as experiências sensoriais que nos proporcionam e que as tornam inesquecíveis. Entre visitas, sugerimos que descansem no Moinho do Maneio, que é a morada do silêncio, e onde podem dormir numa bolha a ver o céu estrelado. A melhor forma de fazerem este passeio é de carro (próprio ou alugado), uma vez que os transportes públicos são escassos. Além disso, ficam com a liberdade de se perderem nos segredos bem escondidos da região.
grab & go
– DIA 1 –
Aldeias Históricas – SORTELHA
Localização: A Sortelha é uma aldeia beirã do concelho do Sabugal, Distrito da Guarda, no Centro de Portugal. Veja aqui como chegar.
Comece por Sortelha e visite-a logo pela manhã. À chegada, vai surpreender-se com um castelo pendurado no alto dos seus 760 metros de altitude. Já estão a imaginar o enquadramento paisagístico, não estão? Então, sustenha a respiração, pois vai entrar numa das aldeias mais bem preservadas de Portugal, com elevado potencial histórico e cultural e uma paisagem sobre o vale de Riba-Côa que não lhe sairá da memória. Faça uma viagem ao passado no casario de granito talhado, que conta a história de uma aldeia medieval cheia de lendas, e nas muralhas vigiada por um imponente castelo do século XIII, que é hoje monumento nacional.
descanse no Moinho do maneio
Localização: Ribeira da Bazágueda – EM569, km 7.5, Penamacor, Beira Baixa, junto à Serra da Malcata,
O Moinho do Maneio é uma casa de campo onde poderá ter uma experiência memorável. “Dormir numa bolha a ver as estrelas era a experiência, mas quando chegamos, rapidamente percebemos que todo o Moinho do Maneio é a experiência. Um bálsamo para a alma. Nesta casa de campo, junto à Reserva Natural da Serra da Malcata, o slogan é “vem ouvir o silêncio”. E ouves”.
Dicas úteis:
– A Aldeia Histórica da Sortelha tem como principais pontos de referência a Serra da Estrela e a Reserva Natural da Serra da Malcata. Se for com tempo imagine o que ainda pode explorar na região.
– A 19 km de Sortelha está a Aldeia Histórica de Belmonte, “terra de judeus, vila medieval e berço de um bravo navegador”. Curiosos/as?;
– Sabugal está a 12 km de Sortelha e é uma “caixinha de surpresas” que vale bem a visita. É cidade e sede do concelho e tem o famoso Castelo das Cinco Quinas. Reza a lenda que foi aqui que a Rainha Isabel de Aragão terá transformado o pão em rosas.
– DIA 2 –
Aldeias Históricas – monsanto
Localização: A Aldeia Histórica de Monsanto é uma aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, no Centro de Portugal. Veja aqui como chegar
Depois de uma boa noite de sono e um pequeno almoço divinal, parta em direção a Monsanto.
A Aldeia Histórica de Monsanto tira-nos as palavras com as suas pedras que parecem gigantes a guardar o tesouro da vila mais “portuguesa de Portugal”. Monsanto é deslumbramento por vários motivos. Pela sua história (que regista presença humana desde o paleolítico), pela ligação perfeita com a natureza, pelo castelo e casario, mas são as características geológicas sui generis – os gigantes penedos graníticos – que a destacam de tantas outras.
São os penedos que fazem parte do casario ou o casario que faz parte dos penedos?
Penedos que servem como parede, chão, telhados ou até portas. A verdade é que a sintonia é perfeita e este “beijar” constante confere-lhe magia e um encanto especial. Percorra vagarosamente as suas ruelas e, ao som da música “Senhora de Almortão”, de Zeca Afonso, deixe-se levar por este “Monte Santo” que nos inspira a viajar no tempo. Se quiser trazer uma recordação típica, compre uma marafona – boneca de trapos, feita sob uma base de cruz de madeira, vestida com trajes regionais coloridos e que não têm olhos nem boca. Diz a crença popular que estão ligadas à felicidade e à fertilidade. Como diz a Ti Alice: _ Dá sorte! e ainda ajudas o artesanato e comércio locais.
Aldeias Históricas – idanha-à-velha
Localização: A Aldeia Histórica de Idanha-à-Velha é uma aldeia do concelho de Idanha-a-Nova, Distrito de Castelo Branco, na província da Beira Baixa, no Centro de Portugal. Veja aqui como chegar.
Idanha-à-Velha tem o tempo cristalizado nas pedras e nas árvores. No conjunto notável de ruínas que conserva, tem um lugar de destaque enquanto estação arqueológica do país. Nas árvores centenárias que reúne, conta-nos a sua história que remonta ao século I a.C. Os romanos chamaram-lhe “Civitas de Igaeditanorum”, os visigodos “Egitânia” e os árabes “Exitânia”. Nomes que ostenta com orgulho e que faz dela, hoje, Idanha-à-Velha. À sombra de uma dessas árvores, sentimos os paladares dessa história na cozinha de Maria Caldeira de Sousa (Chef da Casa da Velha Fonte), que nos serviu um polvo com migas, inspirado no receituário milenar do romano Apício, a “roçar a espiritualidade”.
Dica útil:
– A 17 km de Idanha-à-Velha e a 12 km de Monsanto (em direção à fronteira com Espanha) pode visitar Penha Garcia, que já não figura nas Aldeias Históricas. As suas ruas sinuosas e íngremes levam-nos ao Castelo de onde se pode apreciar uma paisagem inesquecível, com vista para o profundo recorte do vale do Ponsul, onde estão os moinhos. Se descer vai ser surpreendido por uma piscina natural engolida pelas rochas – praia fluvial do Pego – por onde passa também a Rota dos Fósseis.
Rota dos Fósseis Praia fluvial do Pego
_______________
Nota informativa
Esta visita esteve integrada numa viagem maior que fizemos em agosto de 2020, numa campervan alugada, pela raia portuguesa, a que demos o nome de Ir em viagem pela raia. Quinze dias, de Trás os Montes ao Algarve, sempre perto da fronteira, percorrendo parques naturais, aldeias históricas e praias fluviais. O facto de termos feito uma roadtrip em campervan levou-nos a explorar menos as ofertas de alojamento e restauração das regiões por onde passamos.
VER TAMBÉM
Outras Aldeias Históricas
Zeneando por Marialva
Zeneando por Castelo Rodrigo
Zeneando por Trancoso
Zeneando por Castelo Mendo
Zeneando por Almeida
À descoberta de Almeida: o que visitar
Zeneando por Belmonde
Zeneando por Castelo Novo
Zeneando por Linhares da Beira
Zeneando por Piodão
Detalhes
Agradecimentos
Moinho do Maneio
Planeie a sua viagem
Se fizer a reserva através dos seguintes links, não paga mais por isso e ajuda o Ir em Viagem a continuar as suas viagens
- Faça um seguro de viagem com a IATI (e ainda recebe 5% de desconto)
- Encontre o melhor alojamento no Booking. É onde fazemos as nossas reservas.
- Alugue carro, ao melhor preço, na Discover Cars. Entre e explore.
- Quer evitar filas? Reserve no GetYourGuide os seus bilhetes para monumentos e tours.
Este post pode ter links afiliados